www.cenb.org.br
Sinopse Histórica

Pesquisar no catálogoPrograma de bolsaRelatório Colônia Japonesa
Mapa das Comunidades Japonesas

liberdade
 Liberdade, o “bairro oriental” de São Paulo

Pesquisa da população de descendentes de japoneses residentes no Brasil (1987-1988)




INTRODUÇÃO



Este relatório é parte do "Levantamento da População de Japoneses e seus Descendentes Residentes no Brasil", realizado em 1987 e 1988 em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros sob os auspícios da Japan International Cooperation Agency - JICA.

Em julho de 1987, foram feitos o levantamento básico e determinação das amostras, e em julho de 1988, realizada a pesquisa sócio-econômica, sendo efetuados, nesse ínterim, alguns levantamentos complementares.

No "Dia do Imigrante", em junho de 1988, foi apresentado o relatório provisório relativo ao 1º levantamento básico, quando se anunciou que a população de japoneses e seus descendentes residentes no Brasil era estimada em 1.168.000 habitantes (±22.000).

Com os levantamentos complementares realizados posteriormente, o dado acima foi corrigido, e essa população foi estimada em 1.228.000 (±3.000). Assim, neste relatório, esta última cifra é adotada como a estimativa da população referente à citada data.

A população para julho de 1988, computando-se o crescimento vegetativo, foi estimada em 1.280.000.

Os dados que constam do presente relatório se referem apenas às cifras básicas. Apesar de os dados levantados se acharem todos eles armazenados em fita magnética, por ocasião da feitura do presente relatório, nem tudo havia sido devidamente processado. Dest'arte, o presente trabalho não é senão um relatório parcial.

Os cruzamentos dos dados e as análises correspondentes deverão constar do relatório final que se pretende elaborar em futuro próximo. Todavia, na medida do possível, foram feitas análises comparativas com os dados do "Censo Demográfico da Colônia japonesa - 1958" e com os dados gerais do Brasil.






Creative Commons License

Copyright © Centro de Estudos Nipo-Brasileiros